Polícia flagra uso de caminhões-pipas para a distribuição de fertilizantes em Pinheiros

Em uma ação realizada na zona rural do município de Pinheiros, próximo a bacia do rio Itauninhas, Policiais Militares do Meio Ambiente, lacraram quatro veículos pipas usados para distribuir água a população e para a aplicação de fertilizantes em áreas agrícolas.

Os caminhões pipas com capacidade de armazenar cinco mil litros, foram lacrados. Segundo os PMs os veículos estavam sendo utilizados para a irrigação em um terreno particular. A captação de água era realizada diretamente do Rio Preto, afluente do rio Itauninhas.

Ao chegar à propriedade a guarda verificou a ausência do proprietário e acompanhados do gerente do local constataram as irregularidades dos veículos e verificaram uma bomba de captação de água anteriormente lacrada.

Segundo o funcionário além de utilizar a água armazenada para atividades agrícolas, os veículos serviriam para consumo humano e aplicação de fertilizantes.

Sem a apresentação de nenhum documento que autorizasse a atividade ali encontrada, foi expedido um termo de compromisso no qual o proprietário deverá comparecer junto às autoridades locais para as devidas explicações e o prosseguimento do caso.

A Polícia Militar Ambiental alerta que qualquer modo de captação de água sem a autorização dos órgãos ambientais e autoridades devidas é considerada irregular, pois prejudica o abastecimento de comunidades ao entorno além de interferir no curso natural de rios e nascentes. Em períodos de estiagem as consequências das irregularidades atingem diretamente a população.

Direto da redação
Record News / Rede Sim
Com informações da Polícia Militar