OportunidadES abre 1.120 vagas para Vila Velha e Cariacica

O cidadão de Vila Velha e Cariacica que está em busca de qualificação profissional já pode comemorar. Nesta semana estarão abertas 1.120 vagas do Projeto OportunidadES para os dois municípios. Serão contemplados os moradores de Vale Encantado e Cobilândia, de Vila Velha, e todos os moradores de Cariacica. Ao todo, 38 cursos estão disponíveis nas três ofertas.

As inscrições para os dois bairros de Vila Velha somam 610 vagas, 300 para Cobilândia e 310 para Vale Encantado, e terão início na próxima terça-feira (13) e terminam no dia 18 de fevereiro. Já as inscrições para Cariacica, totalizam 510 vagas e irão começar na próxima quinta-feira (15) com término para o dia 25 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas pelo site do projeto (www.oportunidades.es.gov.br).

Todos os cursos são presenciais e possuem carga horaria de 40 horas com professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, que também disponibiliza todo o material utilizado nas aulas gratuitamente e os certificados de conclusão de curso.

O OportunidadES é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e estabeleceu novas metas para este ano. “Em 2017 a meta era ofertar 40 mil vagas, entre cursos presenciais e a distância, para população. Nós ultrapassamos o que era previsto e oferecemos 68.113 vagas distribuídas nas duas modalidades. Estivemos em 47 bairros da Grande Vitória de forma presencial e mais de 100 mil capixabas se inscreveram em todas as ofertas. Para 2018 vamos trabalhar para aumentar esses números. O objetivo é oferecer 80 mil vagas e levar o projeto presencial a 60 bairros”, destacou o secretario da Secti, Vandinho Leite.

Inscrições

Para se inscrever o candidato deve acessar o site do projeto (www.oportunidades.es.gov.br) e preencher corretamente a ficha de inscrição. A seleção é feita por ordem de inscrição e o prazo para inscrição é diferente para cada oferta.

Abaixo prazo para inscrição em cada oferta:

Vila Velha:
Vale Encantado – Terça-feira (13) até domingo (18);
Cobilândia – Terça-feira (13) até domingo (18).

Cariacica:
Quinta-feira (15) até o dia 25 de janeiro.

Requisitos

Nos dois bairros de Vila Velha, são pré-requisitos para participar da oferta o candidato ter acima de 16 anos e residir nos bairros ou municípios. O mesmo para oferta em Cariacica. Já nos cursos da área da Saúde o candidato deve ter mais de 18 anos.

Aulas

Em Vale Encantado as aulas serão realizadas em na Escola Jofre Fraga e na Igreja Batista Renovada, já no bairro Cobilândia, as acontecerão em dois locais: na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ormanda Gonçalves e na Igreja Presbiteriana do Brasil de Cobilândia.

Em Cariacica as aulas vão acontecer também em dois locais: na Multivix Unidade Cariacica e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Talma Sarmento de Miranda.

Certificação

Todos os cursos possuem certificação emitida pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

Leia maishttp://oportunidades.es.gov.br/presencial/?p=9533