Ônibus do Hemoes estará em Baixo Guandu, Vitória e Cariacica neste mês

A partir desta quinta-feira (07) até o dia 29 de dezembro, o ônibus do Hemoes fará ações para coleta de sangue e cadastro de medula óssea em três cidades do Estado. O objetivo das ações é equilibrar o estoque de sangue neste mês de dezembro, que antecede o período de férias, quando os estoques tendem a cair.

Esta semana, de quarta (06) a sexta (08), as ações serão realizadas no centro de Baixo Guandu. A unidade móvel ficará estacionada na Unidade de Saúde, das 7h30 até as 15 horas para cadastro, com distribuição de 100 senhas por dia.

No dia 16 (sábado), o ônibus do Hemoes estará no bairro Jardim da Penha, em Vitória. As doações de sangue e o cadastro de medula óssea poderão ser feitas das 8h30 às 13 horas. Também serão disponibilizadas um total de 100 senhas.

Já no dia 29 (sexta) será a vez da cidade de Cariacica receber a unidade móvel. O ônibus do Hemoes estará estacionado no Shopping Moxuara, em Campo Grande, das 10 às 15 horas, também com a distribuição de 100 senhas.

O ônibus é adaptado para coleta de sangue. Dentro dele há dois consultórios para triagem clínica, quatro cadeiras para coleta de sangue, uma sala para fornecimento de lanches aos doadores antes e depois da coleta, refrigerador para acondicionar o sangue coletado, balança de peso corporal e aparelho de hemoglobina.

Agenda da unidade móvel em dezembro:

– 07 e 08 de dezembro: Unidade de Saúde no centro de Baixo Guandu (rua Duque de Caxias, 120 – em frente ao Fórum) – 7h30 às 15h para cadastro, com distribuição de 100 senhas por dia.

– 16 de dezembro: Praça Regina Frigeri Furno, Jardim da Penha, Vitória (próximo ao Epa Supermercado) – 8h30 às 13h, com distribuição de 100 senhas.

– 29 de dezembro: Shopping Moxuara – BR-262, km 05, nº 6.555, Campo Grande, Cariacica – 10h – 15h, com a distribuição de 100 senhas.

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Com informações da Secom/ES