Encontro com produtores busca a recuperação da produção de leite em Baixo Guandu

O município de Baixo Guandu irá sediar nesta quarta-feira, a partir das 13h, o 5° Encontro de Pecuaristas. O Objetivo, é orientar produtores rurais sobre a alimentação estratégica do gado na seca, visando especialmente a recuperação da produção de leite.

O zootecnista do Incapaer, Lázaro Samir Abrantes, abordará a questão da alimentação estratégica do gado, já o zootecnista da Prefeitura, André Freitas vai falar sobre a questão da produção de leite com qualidade.

Promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura, Incaper e Prefeitura de Baixo Guandu, o encontro vai analisar a grave situação de estiagem que atinge Baixo Guandu desde 2014,
a exemplo do que ocorre também em praticamente todo o Espírito Santo.

“Desde 2014, nossa produção de leite caiu entre 70 a 80% no município, em função da seca que não dá trégua e continua afetando a bacia leiteira de Baixo Guandu”, explicou o secretário de Desenvolvimento Rural Allony Torres, que vê no encontro de hoje com os pecuaristas a oportunidade buscar soluções que pelo menos amenizem a falta de alimento para o gado.

Baixo Guandu possui algumas regiões que sempre tiveram razoável produção de leite, como Vila Nova do Bananal e região do Mutum Preto, mas desde 2014 houve uma redução de mais de 70% nesta produção. O grande motivo é a seca que dizimou pastagens que ainda não foram recuperadas pelos quatro anos seguidos de estiagem.

Segundo dados do Incaper de Baixo Guandu, em 2014, 2015 e 2016, choveu apenas 50% do que era esperado no município. Em 2017 as chuvas do início do ano foram mais significativas, mas desde maio as precipitações sumiram e atualmente as pastarias estão praticamente destruídas. Quase todos os pequenos córregos do interior de Baixo Guandu estão sem água.

Direto da Redação, com informações da Prefeitura de Baixo Guandu 

Record News ES | Rede SIM