Centro de Valorização da Vida (CVV) atende agora pelo telefone 188

O Centro de Valorização da Vida (CVV), instituição que trabalha há 55 anos na prevenção do suicídio no Brasil, está atendendo em um outro número de telefone no Espírito Santo. Agora o CVV atende pelo 188 e a ligação é gratuita. O número 141, que foi desativado esta semana no Espírito Santo, está sendo substituído, gradativamente, em todos os estados brasileiros pelo 188.

Em setembro 2015, O CVV iniciou o atendimento pelo número 188, de forma experimental, pelo Rio grande de Sul. Porém, após a assinatura do termo de cooperação técnica entre o CVV e o Ministério da Saúde, a Anatel publicou o ato de autorização nº 9.623, estabelecendo que a partir de 30 de setembro de 2017  iniciaria a ampliação da área de cobertura do funcionamento do número 188 para todo território nacional por fases.

Agora se alguém ligar do Espírito Santo para o 188 ele poderá ser atendido por um voluntário de qualquer parte do Brasil onde o sistema já esteja funcionando. Da mesma forma, os voluntários do Espírito Santo atendem as pessoas de outros estados.

Nove estados já estavam contemplados: Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Piauí, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima. E agora estão sendo incluídos, na segunda fase de expansão, até o dia 09 de dezembro de 2017, os estados de Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal.

Até 30 de junho de 2018 todo o território nacional poderá contar com o atendimento do número 188. As ligações para o CVV através do número 188 são gratuitas a partir dequalquer linha telefônica fixa ou celular, provenientes de qualquer cidade do estado contemplado.

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas ou pessoalmente. O posto de Vitória funciona na Av. Alberto Torres, 153, Jucutuquara, ao lado Ifes.

Direto da Redação
Record News ES / Rede SIM